Código: | PAP20017 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ABEM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Ana Maria Pires Pessoa |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Maria Clara Ferreira Canelhas Correia Pedro Miguel Rebelo Felício |
Português
Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais.
Refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC.
Organizar e planear atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos, nomeadamente através da produção de textos orais, escritos ou em outros suportes e de materiais adequados aos diferentes contextos de intervenção, que estimulem e potenciem a utilização destes espaços por públicos diferenciados.
Conceitos fundamentais em Património, Museologia e Animação. Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus
¬Tipologias de Bibliotecas e Museus
¬Práticas de Animação em diferentes contextos Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas e Museus: organização e boas práticas.
Leitura/Visionamento, discussão e análise de fontes de tipologias diversas
Observação e análise de espaços museológicos e centros de recursos
Visitas de estudo com produção de relatórios críticos finais
Acompanhamento e orientação de projetos de intervenção
Os produtos a) b) e e) são elaborados em grupo até 4 elementos. Os produtos c) e d) são individuais. Na alínea f) as intervenções são individuais em contexto grupal.
Datas e produtos de avaliação
a) documento com indicação genérica do trabalho a desenvolver até 23 de Fevereiro
b) proposta de projeto até 16 de Março
c) relatório de visita a Museu até 23 de Março
d) relatório de visita a Biblioteca até 13 de Abril
e) Projeto de animação – versão final até 15 de Maio (45%)
f) Apresentação do e/ou prática retirada do projeto 1 e 2 Junho
10%*(b+c+d)+45%*e+25%*f-(ver nota abaixo)
NOTA - o documento referido em a) não tem cotação autónoma. O atraso na entrega ou a sua não entrega terá implicações na nota final: menos 2% (1 dia de atraso) a que se soma 1% por cada dia extra de atraso até a um máximo de 15%
Realização dos trabalhos de forma individual com data de entrega e realização da apresentação prática a combinar com os estudantes até 4 de Junho de 2015
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Aulas da disciplina (estimativa) | Aulas | 64 | |
Total: | 64 |
ANICO, Marta ;Museus e pós-modernidade: discursos e performances em contextos museológicos locais. , Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2008 (. [tese] Cota: 069(469.411) ANI-MUS) |
BARBOSA, Sandra Daniela Ferreira;Serviços Educativos online dos Museus: Análise de actividades. Universidade do Minho , 2006 |
CASSEN, Bernard ;Cette arme de domination. Manière de Voir. Nº 97. Fev.-Mar. p. 4 , 2008 |
FRÓIS, João Pedro ;Os Museus de Arte e a Educação. Discurso e Práticas Contemporâneas. in www.museologia.pt, ano II, n.º 2 (disponível no portal www.ese.ips.pt) ) |
GARCIA, Nuno Guina ;O museu entre a cultura e o mercado: um equilíbrio instável. Coimbra: Instituto Politécnico, 2003 |
GONÇALVES, Alexandra R;- Museus, Turismo e Território. Peniche: Congresso Internacional Turismo da região de Leiria e Oeste , 2007 |
GUEDES, Maria Carmina Brito de Arriaga Correia ;Guião para professores "A escola vai ao museu". Lisboa: IIE. , 2002 |
OS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA PUBLICA - Directrizes Da Ifla/Unesco , 2003 |
REBELO, Carlos Alberto ;A Difusão da Leitura Pública. Porto: Campo das Letras. , 2002 |
VIDIGAL, Luís ;Museologia e animação de espaços museológicos: I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2000 |
Conselho Internacional dos Museus: http://icom.museum/ |
Conselho Internacional da Música; www.icm-cim.org |
Instituto Português de Museus: http://www.ipmuseus.pt/pt/ipm/A3/IH.aspx |
Organismo mundial para as artes performativas: http://www.iti-worldwide.org |
Rede bibliotecas escolares: http://www.rbe.min-edu.pt/ |
UNESCO: www.unesco.org |
|